Seguidores

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Utensílios necessários para fazer bolos e sobremesas.

Olá
Toda a vida cozinhei, limpei, trabalhei e criei 4 filhas. Vivi sempre a 100 à hora para que nada faltasse à minha família. 
Porém nunca tive muito jeito para bolos e sobremesas. Acabei por chegar à conclusão que o que não tinha era paciência nem tempo para as medidas exactas, os pesos precisos e os tempos que são fundamentais para se fazer coisas doces.
Se por exemplo me pedirem uma receita salgada, daquelas que faço todos os dias para 6 pessoas, não saberia dar-vos as medidas, os temperos certos ou as quantidades. Tudo isto porque cozinho com o que há em casa, cozinho sempre a "olho", mas com carinho, paixão e acima de tudo com respeito pelos alimentos.

Como disse na minha apresentação no perfil, agora tenho mais tempo para a casa, para as filhas e para a cozinha que é a minha paixão. (A verdade é que as filhas já não inspiram tantos cuidados, pois já são grandinhas).

Então resolvi tentar colmatar esta lacuna referente aos doces.
Li alguns livros que sempre estiveram nas prateleiras e que nunca foram abertos, organizei algumas receitas simples, mas o que mais me ajudou foi mesmo o YOUTUBE.

Tive que comprar alguns utensílios de pastelaria e comecei a fazer umas coisitas que vieram a resultar muito bem.

Este blog DOCE MEL não tem a pretensão de apresentar receitas Gourmet nem nada que se pareça.
Não prometo grandes decorações ou pormenores mas o que posso prometer é que cada receita será feita com carinho e que todas elas serão saborosas e SIMPLES.

 
  • Na foto em cima tenho as medidas universais para chávenas.
  • As medidas universais para colheres.
  • Alguns cortadores de pasteleiro que fazem sempre jeito para massas de bolachas ou para pequenas decorações.
  • E a colher de gelado que eu uso como medida para encher as formas de queques ou cupcakes, assim todas as formas recebem a mesma quantidade de massa. Também a uso para a massa das bolachas.



  •  Aqui está uma forma que não dispenso para servir de suporte ás forminhas de papel, ou na falta das forminhas é só untar com manteiga e polvilhar com farinha e verter directo a massa lá para dentro.





  • Aqui estão dois tamanhos de forma de bolo ou pudim com buraco.



  • Aqui 3 tamanhos de formas sem buraco. Vale a pena dizer que não é preciso investir muito nestes utensílios. (Grande parte deles comprei nos chineses e resultam bem)


  •  Aqui temos uma forma de pão (eu faço bolos com ela)
  • Um stensil decorativo para poder polvilhar em grande estilo açúcar em pó por cima dos bolos
  • E à dias encontrei no Pingo Doce esta forma para queques em silicone onde nem é preciso untar nem enfarinhar. Fixe não é?
Não tenho muito mais que isto e para começar já está muito bom e sem gastar muito dinheiro.

Espero que tenha sido para si informação útil.
Agora acho que vou fazer um bolinho para postar amanha!

Beijinhos de Mel.




Sem comentários:

Enviar um comentário