Seguidores

segunda-feira, 11 de março de 2013

Bolo Teixeira

Olá, hoje trago-vos um bolo que é o resultado de muitos meses de pesquisa. Quem for do Norte como eu, vai reconhecê-lo das Festas e Romarias. Para mim foi sempre Bolo Teixeira e por isso demorei tanto tempo a encontrar a receita.
Pelos vistos, este bolo é de origem de Baião, onde lhe dão o nome de Biscoito da Teixeira ou Pão da Teixeira. A receita está incompleta, pois há um ingrediente que ninguém diz qual é.
Pus mãos à obra e com esta e aquela receita, mais a outra que aparecia, comecei a fazer experiências e esta receita que vos trago é a mais parecida que consegui. Este bolo traz.me boas memórias da minha infância e adolescência e como já não vivo no Norte tenho muitas saudades deste bolinho.
Aqui por Aveiro tenho encontrado este bolo nas Festas do S. Paio da Torreira e nas Festas do Mar, no furadouro. Estas festas coincidem no mesmo fim de semana, logo só o encontro uma vez por ano. Triste não é? Vamos lá à receita, resalvando que ainda não acertei com o ingrediente que falta mas as experiências ainda não acabaram. Tal como já referi, esta é a mais parecida. 

 Ingredientes:

  • 250g de farinha com fermento
  • 125g de açúcar amarelo
  • 125g de açúcar mascavado
  • 1 ovo
  • 1 colher de chá de canela
  • 125g de manteiga derretida
  • 1 chav. de leite
Numa taça, começar por bater o açúcar com o ovo. Junta-se a manteiga e a canela e mexe-se. Adiciona-se a farinha e o leite alternadamente até ficar cremoso.



Este bolo é para fazer numa forma pq. rectangular, porque é assim que ele se apresenta. Como eu não tinha fiz numa quadrada.
(Claro que já tratei de comprar a forma certa!) 

Vai ao forno pré aquecido a 190º durante mais ou menos 30 minutos.



Quem for do Norte saberá que ele fica assim baixo e com uma massa densa e escura. 


Falta aqui qualquer coisa, eu sei. Mas logo que eu descubra faço um Update deste delicioso bolo. 



Mesmo assim, fiquei muito feliz por recriar (depois de varias tentativas) este bolo.

Para mim será sempre Bolo Teixeira...




Espero que gostem. Bom Apetite!
Beijinhos de Mel.

18 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada Susy, além do aspecto, fica muito bom.
      Beijinhos.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  2. Vou-te ajudar:
    http://www.saborintenso.com/f61/biscoito-da-teixeira-o-original-18944/
    Constatarás que por tentativa e erro ainda procuro acertar.
    Posso-te garantir que o "Biscoito/Doce/Bolo/Pão da Teixeira" NÃO LEVA OVOS E LEITE. A arte está aqui - como é que sem estes ingredientes, que dão estrutura, se consegue que saiba tão bem.
    Espero ter ajudado e quando acertares com a receita não te esqueças de a colocar aqui para que quem mora longe a possa elaborar e assim matar saudades.
    Cumps.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, desde já agradeço a ajuda. E estou mortinha para tirar um tempinho para fazer mais esta experiência. Este bolo é mesmo importante para mim. E fica a promessa de publicar o resultado. Muito obrigada! Bjs.

      Eliminar
    2. Conceição,
      Se for tão importante para ti como é para mim (já faço pesquisa há anos e não meses), inclusivé já me ofereci para ajudar (na padaria) só para obter a receita...
      Deve ser das receitas mais difíceis de se obter, mas se a tua determinação for como a minha posso oferecer as minhas experiências (doc's, receitas, artigos...) e contribuir para que o conhecimento sirva para deliciar quem está longe e não consegue ter acesso ao doce (jpcmanso@gmail.com).
      Cumps.

      Eliminar
    3. Olá. Todo o tipo de ajuda é bem vindo. Obrigada mais uma vez.
      (saozita.soares40@gmail.com)
      Bjs.

      Eliminar
  3. desistam:) nenhuma receita na net esta correcta:(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não vou desistir. Lá chegarei ou então muito perto...
      Bjs.

      Eliminar
  4. Se fores a Sónia que eu penso, um dia passarei por aí com a Conceição para nos segredares ao ouvido o segredo...e aí desistiremos da demanda. Até lá, é um desafio...é como as farturas de feira. Receita tão simples, entretanto o segredo está...
    Mas, também para ti, não desistas nunca de o fazer...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Conceição,
    http://www.sharmispassions.com/2011/06/eggless-custard-powder-snack-cake-step.html
    Em vez de custard, farinha de milho;em vez de leite, água e em vez de baunilha, do custard, raspa de limão. Repara na textura se não te faz lembrar algo...
    Há imensas receitas de "eggless" e "milkless". A textura da Teixeira sugere que não é só usada a farinha de trigo mas uma mistura com farinha de milho para lhe dar a textura tipo broa. Os ingleses têm o famoso "Parkin" que leva aveia.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mais uma para experimentar...Obrigada!
      Beijinhos.

      Eliminar
  6. O ingrediente que falta deve ser o limão ( sumo ous raspas)

    ResponderEliminar
  7. Olá, descobrir a tua receita por acaso, como achei simples tive que a fazer. A primeira vez que a fiz coloquei metade de açúcar branco e mascavado. Ficou muito bom achei que faltava alguma coisa. Andei a pensei durante dias o que seria... Recentemente voltei a fazer a receita com o açúcar metade/metade, mas quando adicionou a canela coloquei também a mesma dose de erva doce. Ao cozer ficou um cheiro divinal pela casa. Dei para outros comer e pedi opinião: disseram que o sabor estava mesmo igual ao doce Teixeira das feiras. Acho que para a próxima vou tentar o limão. Mas podes dizer-me o que achas com este novo ingrediente. Obrigada por dares esta receita. Vai ficar no meu livro de receitas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Com limão já experimentei, mas com erva doce ainda não. Obrigada pela dica!
      Vou experimentar...

      Eliminar
  8. Então o mel?

    Está aqui tudo explicado:

    http://videos.sapo.pt/f72AvuqDJnQUFBtilT5P

    Bom trabalho!

    ResponderEliminar
  9. Isto aparece na sequência dos Sinais de hoje (TSF)

    ResponderEliminar